O estacionamento do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) está com uma nova iluminação. A melhoria realizada substituiu as lâmpadas instaladas anteriormente, com potência de 250W e fluxo luminoso de 5600 lúmens, por 59 luminárias LED, com 150W de potência e 22000 lúmens. O aprimoramento efetuado garante a redução de 40% no consumo de energia deste sistema e uma iluminação muito mais eficiente. As áreas arborizadas do estacionamento também receberam reforço da iluminação com refletores. A vida útil das novas luminárias é seis vezes superior à das lâmpadas substituídas.

Para Gabriel Righi, Chefe da Engenharia de Projetos da Subsecretaria de Administração, vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), “trata-se de uma melhora significativa tanto para a segurança dos usuários do CAFF quanto para o sistema de iluminação em si, que apresenta maior eficiência energética e maior vida útil, com um consumo menor”.

Realizado através de termo de cooperação com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A (Procergs), o contrato foi de R$ 101.800,00 e prevê, além da iluminação já otimizada, a demarcação das vagas do estacionamento do CAFF. No momento o contrato está em fase de processo de contratação da empresa que executará esta parte.

 

Texto: Anelise Rublescki – Ascom/SPGG