A preocupação com a sustentabilidade deve estar presente no dia a dia em casa e no trabalho. Pensando nisso, a página do CAFF Sustentável informa ações realizadas no prédio que podem ajudar na preservação do meio-ambiente.

caff-sustentável-fundo-transparente-2
semana-do-meio-ambiente-banner-site

Você já usou húmus de minhoca nas suas plantinhas?

A transformação de folhas secas e outros resíduos como cascas de frutas, erva-mate e borra de café em adubo acontece pela degradação destes materiais orgânicos. Isso ocorre com o tempo e com a participação das minhocas no processo.

O chamado húmus de minhoca contribui para um solo de mais qualidade, porque fica mais poroso e rico em nutrientes. Existem diferentes usos deste material para promover a adubação de plantas ornamentais, fruteiras, hortas e até gramados. 

O CAFF possui mais de três mil árvores em seu entorno diariamente a equipe da limpeza faz a varrição das folhas que caem nos estacionamentos, canteiros e corredores, acumulando os resíduos em duas áreas específicas do pátio. 

O uso deste material tem diferentes indicações conforme a espécie de planta a ser adubada.

 

Confira algumas quantidades:

• Plantas de interior, samambaias e outras: no plantio usar 150 g por vaso e na manutenção aplicar como cobertura 4 vezes ao ano, aumentando 30% todo o ano.

• Roseiras e arbustos: no plantio usar 200g por cova ou 500g por m2 de canteiro e também cobrir durante todo o plantio.

• Gramados em geral: no plantio usar 500g por m2 na preparação, misturando com a terra. Na manutenção, cobrir com 300g por m2 no fim da primavera.

• Frutas de clima temperado: no plantio usar de 400-600g por cova. Na manutenção, usar 1-2 kg por ano, aumentando 30% a cada ano.

• Citros: no plantio usar 300-500g por cova e, na manutenção, 1-1,5kg por pé, aumentando 30% a cada ano.

• Hortaliças de folhas e legumes: no plantio usar 100 g por cova ou 600g por m2 de canteiro. Manter coberto com húmus durante todo o plantio (200g por metro linear).

• Milho verde: no plantio usar de 300-400g por cova, mantendo coberto durante todo o cultivo.

• Abóbora, melão, melancia e pepino: no plantio usar 300g por cova, mantendo coberto durante todo o cultivo.

• Feijão: usar 0,5-1,0kg por m2 no plantio, misturado à terra.

Fonte: site mais com menos