Instalado no 3º andar do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), é destinado a servidores do governo estadual para implementação, pesquisa, desenvolvimento e disseminação da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) no âmbito da administração pública estadual.

Contato: labim@spgg.rs.gov.br

Gerente Projeto BIMGov-RS: deborah-goldenberg@spgg.rs.gov.br

Coordenador LaBIM-RS: fernando-fert@spgg.rs.gov.br

Gerente LaBIM-RS: mirelly-mendes@spgg.rs.gov.br

Telefone: (51) 3288.2056

Sobre BIM

A metodologia BIM é o conjunto de tecnologias e processos que permitem o uso de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, e tem por finalidade a melhoria na qualidade das obras e dos serviços de engenharia, arquitetura e atividades relacionadas. A adoção da metodologia busca facilitar todas as etapas de um projeto, desde o planejamento, passando pelo orçamento, construção até a sua manutenção.

Sobre o LaBIM-RS

O LaBIM-RS é Órgão de Execução, vinculado ao Departamento de Governança de TIC (DGTIC / SUPLAN), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), destinado à implementação, pesquisa, desenvolvimento e disseminação da tecnologia BIM no âmbito da administração pública estadual em conformidade com a Estratégia BIMGov-BR. O LaBIM-RS atua como ponto de apoio para as demais Secretarias, prestando consultoria transversal.

Decreto Estadual nº 56.311/2022

Instituiu a Estratégia Estadual de Fomento e Implantação do BIM. A Estratégia BIMGov-RS objetiva fomentar a implantação de novas ferramentas digitais e metodologias de elaboração de projetos, orçamentos e fiscalização das obras públicas estaduais, em busca de: Inovação tecnológica, modernização de processos, maior transparência, controle e otimização de recursos públicos.