Inspirado nos traços da Arquitetura Moderna presentes na concepção de Brasília (DF), o projeto de criação do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul (Caergs) fez parte de uma grande mudança urbanística proposta pela Prefeitura de Porto Alegre para ocupar uma área de aterro entre a Usina do Gasômetro e onde hoje está localizado o Parque Marinha do Brasil, no bairro Praia de Belas. A proposta era reunir nesta extensão próxima do Guaíba os principais órgãos públicos, tanto da esfera municipal, quanto estadual e federal.

Em 1962, o prefeito de Porto Alegre, Loureiro da Silva, sancionou a lei que fixava o Centro Administrativo nas proximidades da avenida Borges de Medeiros e da Escola Técnica Parobé. Depois de inúmeras propostas, em 12 de julho de 1971, por meio do Decreto nº 21.190, foi aprovado, pelo então governador Euclides Triches, o projeto que mobilizou uma equipe de cinco arquitetos da então Secretaria de Obras do Estado.

A proposta do Centro Administrativo teve como objetivo central concentrar, em um único espaço, os principais serviços que o Estado presta ao cidadão. Além de reunir o maior número de Secretarias – em especial da atividade meio, o conjunto previa também sediar diversos órgãos da administração funcionando no formato de condomínio, valendo-se de estruturas de uso comum, como auditórios, salas de reuniões, protocolo e estacionamento. O projeto previa também na sua estrutura o Palácio de Despachos, um espaço exclusivo para o chefe do Poder Executivo.

A área definida para a construção foi de 128 mil m² e as obras se iniciaram efetivamente no dia 26 de dezembro de 1976. A Companhia Estadual de Desenvolvimento Regional e Obras (Cedro) e a empresa Knorr Construções Ltda. foram as responsáveis pela execução, juntamente com os arquitetos Charles René Hugaud, Ivanio Fontoura, Leopoldo Costanzo e Luis Carlos Macchi.

Inaugurado em 10 de março de 1987, o complexo em formato de pirâmide passou a ser chamado de Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em 12 de julho de 1989. A denominação é uma homenagem ao economista, sociólogo e político Fernando Ferrari, nascido em 14 de julho de 1921, em São Pedro do Sul. Com uma das principais referências do movimento Mãos Limpas – uma forte oposição ao exagero burocrático e a toda e qualquer espécie de corrupção na gestão pública, Fernando Ferrari notabilizou-se como principal defensor da Nova Ordem Econômica e Social do Rio Grande do Sul.

Nos seus 21 andares, com duas alas, o complexo do CAFF concentra hoje 13 Secretarias, além de um anexo onde funciona toda a estrutura da Secretaria Estadual de Educação e a Casa da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), onde está a sala de concertos com capacidade para 1.100 pessoas. O conjunto concentra cerca de quatro mil servidores públicos e vem passando por uma série de intervenções para melhorar a acessibilidade e sua sustentabilidade.