A fachada do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), sede de diversos órgãos e secretarias do governo estadual em Porto Alegre, recebe uma iluminação especial em abril para homenagear o Mês de Conscientização sobre Transtornos do Espectro Autista, o chamado Abril Azul. A fachada do prédio estará iluminado com a cor durante o mês, celebrado em função do Dia Mundial da Conscientização ao Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta, como autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Asperger.

Há dois critérios para o diagnóstico do TEA: déficit na reciprocidade socioemocional (seja na comunicação não verbal ou na interação social) e presença de comportamentos restritos ou repetitivos.

Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tem TEA. Essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente entre os estudos. Algumas pesquisas bem controladas têm, no entanto, relatado números que são significativamente mais elevados. A prevalência de TEA em muitos países de baixa e média renda é até agora desconhecida.

Texto: Ascom SPGG e Saúde