Com o tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”, serão realizadas, de 1º a 7 de agosto, as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno, alusivas ao Agosto Dourado 2021, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

A programação se inicia no domingo com a iluminação cênica de prédios públicos e privados de Porto Alegre, com luzes douradas (âmbar) em alusão ao leite materno, “considerado alimento padrão ouro para os bebês”, explica a nutricionista Kátia Rospide, responsável pelas ações de incentivo ao Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde (SES/RS).

Vantagens do aleitamento

• Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2;
• Alcançam melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos;
• É o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.

Amamentação na pandemia

O Ministério da Saúde recomenda a manutenção da amamentação durante a pandemia. A orientação leva em consideração os benefícios para a saúde da criança e mulher. A ausência de constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite materno; e por não ter recomendação para a suspensão do aleitamento materno na transmissão de outros vírus respiratórios. Nestes casos, a amamentação deve ocorrer desde que a mãe deseje e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo.

Mais informações sobre as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno aqui.