O Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) receberá, entre os dias 7 e 9 de março, uma unidade móvel adaptada e equipada com sistema de energia solar. Durante esses dias, serão oferecidos dois cursos técnicos gratuitos.

A bordo da carreta adaptada, além da sala de aula, os alunos têm contato com um sistema fotovoltaico, seus módulos, condutores e inversores. A energia gerada por esses equipamentos alimenta uma sala interativa, em que o participante consegue compreender o ciclo, desde a produção até o abastecimento.

O módulo introdutório traz os conceitos básicos sobre energia fotovoltaica e Geração Distribuída. Já o módulo integrador é direcionado para quem já atua na área e busca atualização.

A ação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, e conta com o apoio de outras empresas do mercado de energia solar. A primeira edição do projeto, entre 2021 e 2022, passou por 20 Estados e o Distrito Federal, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas.

Na Capital, a iniciativa é apoiada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A projeção é que cerca de 120 pessoas participem.

“A Sema viu este projeto como uma grande oportunidade para aproximar as pessoas de um tema de relevância para o Estado, que é o incentivo às energias renováveis, como a solar. Dessa forma, unimos duas pautas: energia e educação ambiental. Será uma chance para a população conhecer, tirar dúvidas sobre o sistema e se atualizar”, afirmou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.

Segundo a ABGD, são três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia, qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

“Esse evento itinerante tem como foco ensinar a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Para isso, vamos percorrer todas as regiões do país”, comenta Guilherme Chrispim, presidente da associação.

A carga-horária é de 4h por curso. As inscrições devem ser feitas neste link. No dia da aula, o inscrito precisa levar 1 kg de alimento não perecível.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
E
dição: Camila Marchesan/Secom