Foto: Carolina Greiwe, Ascom/SPGG

Reunir professores e funcionários da Escola de Educação Infantil do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Esedi/Caff) para preparar o ano letivo que se inicia foi o objetivo do seminário de formação realizado nesta semana pela equipe diretiva da instituição. Destinada a filhos(as) ou dependentes de servidores(as) estaduais da administração direta, concursados e lotados no Caff, a Esedi teve escolhidas, no final de 2020, uma nova diretora, a pedagoga Mirian Zambonato, e coordenadora pedagógica, a especialista em Gestão Escolar Carolina Selbach Nasi, ambas selecionadas a partir do programa Qualifica RS. No caso da vaga da chefe de divisão (direção), o processo ainda foi submetido à votação da comunidade escolar.

Ao longo dos três dias, entre 3 e 5 de fevereiro, o encontro teve como tema os desafios e perspectivas da Educação Infantil na contemporaneidade e reuniu cerca de 20 pessoas no auditório Paulo Freire, do Caff, respeitando as regras do distanciamento social. Organizado pela própria escola, que é vinculada à Subsecretaria de Administração da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o seminário contou, além da apresentação da nova equipe de coordenação, com a presença de especialistas em psicologia escolar, fonoaudiologia e psicomotricidade.

De acordo com a diretora Mirian Zambonato, o encontro foi desenhado para avançar no debate de orientações e na escuta de todas e todos, o que permitirá um alinhamento das atividades tanto em nível administrativo como pedagógico.

“A escola é um todo e as dimensões do educar têm diversas frentes. Para desenvolvermos um trabalho de qualidade é preciso que todos estejam alinhados na atenção às crianças e às aprendizagens”, ressaltou Miriam.

O ano letivo de 2021 na Escola do Caff começa em 8 de fevereiro. Respeitando os protocolos de segurança, o atendimento presencial está limitado a 50% do número de alunos em cada turma por turno. Para definir as escalas, a direção da escola consultou os responsáveis para optarem pelas aulas presenciais ou em ambiente virtual.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG