crédito: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

O trabalho de escaneamento em 3D das fachadas e dos interiores dos prédios do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e da Secretaria da Educação (Seduc) teve início no dia 2 de maio. Realizado com o objetivo criar uma base de dados capaz de auxiliar o gerenciamento das edificações, seja para reformas ou contratação de serviços de manutenção preventivas e corretivas, a iniciativa é parte de um projeto-piloto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) que usa a Modelagem da Informação da Construção (BIM, sigla em inglês para Bulding Information Modeling).

Conjunto de tecnologias e processos que permitem o uso de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, a metodologia BIM tem por finalidade a melhoria na qualidade das obras e dos serviços de engenharia, arquitetura e atividades relacionadas. “A adoção da metodologia busca facilitar todas as etapas de um projeto, desde o planejamento, passando pelo orçamento, construção até a sua manutenção”, explica a secretária da SPGG, Danielle Calazans.

O escaneamento é a primeira etapa do trabalho piloto vinculado ao Projeto Estratégico BIMGov-RS. Está sendo realizado pela empresa RAISE, vencedora da licitação, e teve início na parte externa do complexo. A previsão é de que seja concluído até julho.

A fase seguinte contempla a elaboração de um Modelo Digital do CAFF, que será desenvolvido no Laboratório de Estudos e Tecnologias BIM (LaBIM-RS), situado no terceiro andar do prédio, por uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos e engenheiros vinculados a diversas secretarias do governo estadual, entre elas a SPGG, Seduc, Secretaria de Obras Públicas (SOP), Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB).

“Os participantes terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar conhecimentos sobre modelagem 3D, ferramentas colaborativas BIM, gerenciamento de processos BIM e definição e compatibilização de projetos”, destaca a gerente do Projeto BIMGov-RS, Deborah Goldenberg.

Sobre o escaneamento 3D

Para o escaneamento e elaboração da chamada nuvem de pontos, produto final do mapeamento, está sendo utilizado um equipamento cujas características incluem campo de visão de 360° na horizontal por 300° na vertical, varredura por pulso laser com velocidade de leitura de um milhão de pontos por segundo, alcance de 150 metros e laser classe 1, que não prejudica a visão humana.

“O sistema fará o alinhamento das cenas em tempo real, permitindo o controle de qualidade e precisão do registro ainda no local, evitando retornos às áreas e ambientes já acessados”, explica a gerente do LaBIM-RS, Mirelly Dantas Mendes.

Estratégia BIMGov-RS

A Estratégia BIMGov-RS objetiva fomentar a implantação de novas ferramentas digitais e metodologias de elaboração de projetos, orçamentos e fiscalização das obras públicas estaduais, em busca de inovação tecnológica, modernização de processos, maior transparência, controle e otimização de recursos públicos. No RS, a implementação da Estratégia BIMGov está sendo liderada pelo Departamento de Governança e Inovação de TIC (DGTIC), vinculado à SPGG.

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG
Edição: Vagner Benites, Ascom/SPGG