Em homenagem ao orgulho LGBTQIA+ e na data que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, lembrando da importância do respeito à diversidade, educadores e jovens do Centro da Juventude (CJ) Cruzeiro inauguraram na tarde de segunda-feira (28/6) um ponto grafitado no complexo do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. A ação foi planejada e executada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) por intermédio da Coordenadoria da Diversidade Sexual,  em parceria com o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), via Centro da Juventude Cruzeiro, e teve apoio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que cedeu a parede, parte da mão de obra e o material para o trabalho.

A cerimônia de inauguração foi realizada no começo da tarde e contou com a presença de representantes dos seis Centros da Juventude, além de autoridades das secretarias envolvidas no projeto, como a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker e a coordenadora de Diversidade Sexual da SJCDH, Gabriela Lorenzet. A secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, também prestigiou o evento. “Esta imagem exposta em frente à sede que executa as principais políticas públicas estaduais nos faz refletir ainda acerca da temática desta população, que é tão vítima de preconceito. A imagem construída no grafite é uma mensagem subliminar para chamar as pessoas para esta reflexão”, contou Gabriela Lorenzet.

A grafitagem foi coordenada por Cristian Pelinge, do CJ Cruzeiro, que contou com o apoio de quatro jovens do núcleo do POD na região. Foram três dias de pinturas até o grafite estar pronto. “Fiquei muito feliz de poder fazer parte dessa linda história que está sendo criada. O projeto da pintura foi extremamente livre dando liberdade para o artista e isso é muito gratificante”, afirmou Pelinge, que teve o auxílio dos Jovens Multiplicadores Arthur, Larissa, Marcelo e Patrick.

O  Jovem Multiplicador Patrick Oliveira da Silva falou em nome da equipe na inauguração.  “Este projeto é uma menção ao dia e ao mês do orgulho LGBTQIA+ e queremos que sirva para aumentar a conscientização das pessoas sobre o tema”, afirmou Patrick.

grafite2