Inaugurado no início de julho, o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM), instalado no 3º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), completou cem dias de atividades. Desde a abertura, mais de 60 técnicos de diversas secretarias passaram pelo local, criado para impulsionar a adoção da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) no âmbito da administração pública estadual.

“Aplicar a metodologia BIM nos projetos desenvolvidos pelo governo do Estado é fundamental para atuarmos com mais eficiência e proporcionarmos mais entregas de qualidade para a população gaúcha. Em cem dias, o uso do laboratório por diversas secretarias do governo, algo importante para a difusão dessa cultura entre os servidores, já se mostra uma decisão muito acertada”, destaca o governador Eduardo Leite.

A metodologia BIM é o conjunto de tecnologias e processos que permitem a utilização de modelos digitais de uma construção de modo colaborativo, por todos os participantes do empreendimento. A finalidade é melhorar a qualidade de obras e serviços de engenharia, arquitetura e atividades relacionadas.

“O LaBIM é um espaço importante para aprimorarmos os projetos em desenvolvimento e já se apresenta relevante para avançarmos no planejamento e na execução das obras e para a futura manutenção dos espaços”, ressalta a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. “Com o maior conhecimento da metodologia pelos servidores, tenho certeza de que ganharemos ainda mais em eficiência.”

Desde a inauguração, em 5 de julho, projetos desenvolvidos pelas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão – à qual o laboratório está vinculado –, de Obras Públicas, de Habitação e Regularização Fundiária e de Sistemas Penal e Socioeducativo foram lapidados no LaBIM.

Em três meses de trabalhos, o espaço também recebeu visitas de técnicos de instituições externas, como Assembleia Legislativa, Prefeitura de Porto Alegre, Ministério Público do RS, Tribunal de Justiça do RS, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (Asbea-RS) para conhecerem o trabalho em desenvolvimento.

“Ao agregarmos tecnologias, como o BIM, estamos qualificando o desenvolvimento de um projeto. Isso otimiza as etapas de uma obra. Alguns exemplos são os projetos para a recuperação de escolas no Vale do Taquari, a construção de moradias temporárias e o projeto de reforma da Escola Protásio Alves, em Porto Alegre”, explica a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte. “Temos de avançar no uso de ferramentas e tecnologias no setor público de modo a tornar os processos mais ágeis e melhorar os fluxos de trabalho. Para isso foi preciso ampliar a capacitação dos técnicos e o acesso aos equipamentos que conferem mais eficiência às obras.”

Para os próximos meses, os gestores responsáveis pelo laboratório trabalharão na elaboração de capacitações e contratação de cursos para profissionais de arquitetura e engenharia da administração pública estadual, com foco na expansão do uso da metodologia. Os profissionais, vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), continuarão, ainda, atuando no auxílio ao desenvolvimento de planos de trabalho e projetos-piloto e na implantação do BIM nas secretarias estaduais.

“Existe uma demanda reprimida no que diz respeito à implementação do BIM, tanto é que, logo ao abrir as portas, secretarias e órgãos externos nos procuraram. A nova Lei de Licitações 14.133/2021 prevê a adoção preferencial do BIM”, explica a gerente do Projeto Estratégico BIMGov-RS, Deborah M. Goldenberg. “Isto é, a metodologia precisará ser compreendida por todos que licitam ou que elaboram projetos, e o laboratório vem ao encontro dessa necessidade.”

Alguns projetos

  • Programa A Casa é Sua (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária)  

A modelagem do projeto A Casa é Sua foi elaborada com o objetivo de compatibilizar o projeto arquitetônico, hidrossanitário e elétrico, além de posterior extração de informações e quantidades para execução de obra, por meio da metodologia BIM.

  • Penitenciária Estadual de São Borja (de Sistemas Penal e Socioeducativo)  

A nova tipologia de projeto da Penitenciária Estadual de São Borja tem como foco o conceito de Ressocialização. A secretaria iniciou a aplicação da metodologia BIM em seus projetos para ganhar assertividade na elaboração dos documentos técnicos e no processo de licitação da execução das obras.

  • Colégio Estadual Protásio Alves (Secretaria de Obras Públicas)  

O projeto da reforma do Colégio Estadual Protásio Alves, escola emblemática em Porto Alegre, está sendo desenvolvido para torná-la a primeira escola estadual a ter o projeto em BIM para visualização, orçamento, planejamento e fiscalização. A modelagem detalhada e a visualização prévia proporcionam benefícios na tomada de decisões e também colaboração entre as partes, redução do retrabalho e sustentabilidade na escolha de materiais e métodos.

  • Gêmeo Digital do Caff

A modelagem 3D do Complexo Administrativo do Estado (CAE) está sendo elaborada por uma equipe multisetorial gerenciada pela SPGG a partir do levantamento por laser scan da Faro, realizado pela empresa RAISE Engenharia. A modelagem pretende realizar um levantamento da construção existente para facilitar a manutenção do complexo e as futuras contratações.

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom