crédito: Pablo Reis, SPGG

O modelo digital do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), desenvolvido com Modelagem da Informação da Construção (BIM) e liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), se tornou tema de uma pesquisa de mestrado. A arquiteta e pesquisadora Natália Cristina Diehl, aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem acompanhado o projeto-piloto desenvolvido pelo Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM), vinculado ao Projeto Estratégico BIMGov-RS, para elaborar o estudo de caso “Do Processo de Criação de Gêmeo Digital Aplicado ao Centro Administrativo Fernando Ferrari”.

Segundo Natália, que cursa o programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS, “a pesquisa investiga como o processo de criação de um gêmeo digital, através dos seus componentes, poderá contribuir para o ordenamento das atividades internas de operação e manutenção da edificação”. O trabalho de pesquisa inclui ainda um questionário, a ser respondido por servidores, e deve estar concluído em março de 2024.

A criação do modelo digital do Caff teve início em maio de 2023, com o escaneamento em 3D da fachada e do interior do prédio. O levantamento por laser scan da Faro foi realizado pela empresa RAISE Engenharia. Encerrada esta etapa, uma equipe multidisciplinar realiza agora o levantamento da construção existente com o objetivo de criar uma base de dados que contribua com o processo de gerenciamento das edificações, tanto em casos de reformas como na contratação de serviços de manutenção. A previsão é que o trabalho esteja concluído no segundo semestre de 2024.

“A modelagem BIM oferece uma visão abrangente e precisa do edifício ou infraestrutura. Ele facilita a manutenção preventiva, ao fornecer informações sobre os componentes individuais, suas datas de instalação, vida útil estimada e histórico de manutenção”, explica a gerente do Projeto BIMGov-RS, Deborah Goldenberg. “Isso permite planejar com mais eficiência a substituição de peças e a realização de reparos, reduzindo custos e maximizando a vida útil dos ativos”, complementa a gerente do LaBIM e deste projeto, Mirelly Mendes.

LaBIM

Inaugurado no início de julho de 2023, o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM) está instalado no 3º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Desde a abertura, técnicos de diversas secretarias passaram pelo local, criado para impulsionar a adoção da metodologia BIM no âmbito da administração pública estadual.

Além do gêmeo digital do Caff, no laboratório estão sendo produzidos projetos relacionados ao Programa A Casa é Sua, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, à Penitenciária Estadual de São Borja, da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, e ao Colégio Estadual Protásio Alves, da Secretaria de Obras Públicas.

“Em pouco tempo temos muitos projetos em andamento, o que mostra a importância em investir e priorizar a metodologia BIM no governo do Estado. Como a perspectiva para novas contratações no poder público envolvem essa modelagem, é importante visualizar sua utilização”, destacou a secretária da SPGG Danielle Calazans.

Estratégia BIMGov-RS

A Estratégia BIMGov-RS objetiva fomentar a implantação de novas ferramentas digitais e metodologias de elaboração de projetos, orçamentos e fiscalização das obras públicas estaduais, em busca de inovação tecnológica, modernização de processos, maior transparência, controle e otimização de recursos públicos, além do atendimento a nova Lei de Licitações 14.133/2021. No RS, a implementação da Estratégia BIMGov migrou em agosto da Subsecretaria de Planejamento (Suplan) para a Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital, vinculada à SPGG.

Texto: Ascom/SPGG