Iniciativa é uma decorrência da Semana Lixo Zero

O período de 25 a 31 de outubro, é chamado de Semana Lixo Zero. A data foi criada para promover a conscientização sobre a relação das pessoas com a produção de resíduos. A geração de lixo ocorre quando resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos são misturados. Por isso, o conceito de “lixo zero” é, conforme a Aliança Lixo Zero Internacional, “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”.

caff iluminado verde

Na Semana Lixo Zero, o CAFF apresenta novidades: além da iluminação externa verde, cor que remete a assuntos de sustentabilidade e meio-ambiente, haverá a informação sobre o período nos monitores do térreo e, a partir de agora, no Portal do CAFF, estará presente a aba “CAFF Sustentável”, com informações sobre ações de sustentabilidade realizadas no prédio.

“Estamos sempre buscando formas de adequar o Centro Administrativo às melhores práticas relacionadas a redução de consumo e produção de resíduos e este será o canal para centralizar as informações aos servidores que aqui atuam”, afirma Thiago Dapper, sub-secretário de Administração da SPGG. Confira a página e saiba mais em:  caff.rs.gov.br

 

Como surgiu o debate sobre lixo zero

As referências sobre o tema foram criadas ainda na Eco 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em 1992), da Política dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

▪️REUTILIZAR: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem.

▪️REDUZIR: Gerar o mínimo possível de resíduo. Repense o seu consumo. Se pergunte: – eu realmente preciso desse produto? A embalagem é reciclável?

▪️RECICLAR: Encaminhar os recicláveis para a coleta seletiva, e realizar a Logística Reversa.

Tempos depois, o conceito Lixo Zero agregou ainda mais um R, de REPENSAR. Essa atitude, ao estar presente no dia a dia do cidadão, contribui para a reflexão sobre a produção de resíduos e sobre realizar o encaminhamento destes materiais da melhor forma possível. O conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou incineração.

Texto: Thais D’Avila / Ascom SPGG