Com a confirmação da bandeira preta no Estado, incluindo Porto Alegre, será alterado o nível de ocupação do Centro Administrado Fernando Ferrari (Caff), localizado na avenida Borges de Medeiros, 1.501, na capital.

O prédio, que reúne 20 órgãos públicos do governo estadual, seguirá em funcionamento e atendendo ao público das 8h30 às 18h. Porém, com a capacidade reduzida a no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. A entrada vai ocorrer somente pela Ala Sul (acesso principal). Antes da pandemia, a circulação média diária no Centro Administrativo do Estado chegava a 6 mil pessoas.

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pela administração do Caff, seguirá com os protocolos sanitários no acesso ao prédio, com álcool gel, verificação de temperatura de quem entra, organização de pontos para entrada e saída, além de sinalização interna reforçada para indicar a necessidade de distanciamento social, entre outras medidas.

“Com a pandemia, tivemos uma redução na circulação no Caff. Hoje, acessam entre 600 e 900 pessoas no prédio. Nosso planejamento prevê um reforço na comunicação interna para conscientizar a todos, assim como o controle para evitar o aumento da circulação. Já acionamos nossa terceirizada para ampliar a limpeza dos ambientes. O momento é de pensar no coletivo para evitar que o quadro piore no Estado”, afirma Izabel Matte, secretária adjunta da SPGG.

Serviços digitais

Com a pandemia e a redução dos atendimentos presenciais nos órgãos públicos, uma alternativa para a população é utilizar o site rs.gov.br. O portal de serviços digitais do governo do Estado tem cerca de 250 serviços totalmente digitais, ou seja, o cidadão pode resolver sua demanda pelo celular ou computador.