Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Cerca de 300 servidores estaduais participaram na manhã desta quinta-feira (26) da foto coletiva produzida em lembrança ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

O câncer de mama é o câncer com maior incidência entre as mulheres no mundo e, ao longo do mês, os acessos aos serviços para o diagnóstico e tratamento também são enfatizados.

A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST), e parte integrante da programação da Semana do Servidor 2023. A imagem teve como cenário a rampa de acesso à Secretaria da Educação (Seduc), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

“O engajamento em ações como esta é importante, pois simboliza a prevenção e o combate da doença ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. Que iniciativas como o Outubro Rosa sirvam para lembrar, não apenas no mês, mas diariamente sobre a importância do olhar atento de mulheres e homens para a saúde”, destacou o secretário adjunto Bruno Silveira aos presentes, em fala que antecedeu a foto.

Também participaram da cerimônia a gerente de Prevenção e Promoção à Saúde da instituição, Sâmara Schmidt Aguiar, a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Ana Dal Ben, e a diretora do DMEST/SPGG, Cláudia Dias Alexandre. A produção da foto coletiva foi antecedida ainda pela distribuição de rosas para as servidoras presentes.

Semana do Servidor​

Celebração do servidor público do Rio Grande do Sul, a Semana do Servidor 2023 teve início no dia 16 de outubro, com o começo dos campeonatos esportivos, e segue até esta sexta-feira, 27, com diversas atividades, serviços e ações visando a integração e valorização dos servidores e funcionários da administração pública estadual.

A realização da Semana do Servidor é uma iniciativa da SPGG em parceria com as secretarias da Cultura, da Educação, do Esporte e Lazer e de Turismo.

A programação completa está no site semanadoservidor.rs.gov.br.

Foto: Henrique Fornari/ Seduc

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG