Duzentos pacotes com cerca de um quilo de húmus cada começaram a ser distribuídos gratuitamente nesta segunda-feira (06/06), nas entradas das alas Norte e Sul do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), marcando a passagem da Semana do Meio Ambiente (31 de maio a 5 de junho). A ação é do Departamento de Gestão de Serviços do Complexo Administrativo do Estado (DGCAE), vinculado à Subsecretaria de Administração da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom).

A produção do húmus foi ideia do jardineiro Vando da Silva Ribeiro, funcionário terceirizado para serviços de limpeza e jardinagem, que trabalha no Caff desde 1995, “23 anos só como jardineiro”, conta. A intenção foi aproveitar a grande quantidade de folhas das mais de três mil árvores existentes no entorno do centro administrativo, criando uma composteira para produzir o húmus, que é utilizado nas plantas do próprio Caff e, agora, para essa campanha da Semana do Meio Ambiente.

Ribeiro e outros cinco funcionários recolhem diariamente entre 20 e 30 carrinhos de folhas, galhos e materiais diversos. Depois, separam as folhas e colocam na composteira de vinte metros quadrados localizada no Estacionamento 3, próxima à cerca da avenida Augusto de Carvalho – na verdade, são duas, mas a separação da área, subterrânea, já nem é mais visível: o acumulado de folhas e material orgânico já se eleva acima da profundidade aproximada de um metro, escondendo a divisão.

O jardineiro explica que é preciso separar os galhos e as folhas mais secas, pois são as ainda úmidas as mais adequadas. Além disso, há outros resíduos: “adubo não pode ter plástico junto, tem de brigar pra não colocarem”, afirma Ribeiro, enquanto separa o lixo indevido colocado no local. Ribeiro mostra, a alguns passos, uma horta onde plantou batata-doce. Ele também cuida de outras árvores frutíferas no entorno, já tendo plantado também alface e bergamoteiras. “A terra é muito boa”, avalia. Ele trabalha das 8h às 17h, já teve contrato com diferentes empresas terceirizadas que passaram pelo Caff. “O cara se sente feliz, vendo que faz uma coisa que serve pra todo mundo.”

O húmus, produzido a partir do trabalho do jardineiro Vando, contribui para deixar o solo com mais qualidade, mais poroso e rico em nutrientes e pode ser usado para adubar plantas ornamentais, frutíferas, hortas e até gramados. As indicações de como usar variam conforme a espécie de planta a ser adubada e podem ser consultadas na página do CAFF Sustentável.